segunda-feira, agosto 22

Separar o lixo é evitar doenças

Sempre dizemos que a coleta seletiva não ajuda somente os catadores, mas toda a população. Para saber como, basta analisar o ambiente em que vivemos: quanto mais lixo acumulado, mais problemas para a população.
Um exemplo claro disso é a disseminação de doenças causadas pelo lixo. Nara Marisco, enfermeira e coordenadora do curso de enfermagem da Unicruz, alerta a respeito dos malefícios causados pelo acúmulo de lixo em aterros, ou até mesmo nas ruas: “Doenças infectocontagiosas e parasitárias como verminoses, hepatite e leptospirose  poderiam ser reduzidas proporcionalmente à quantia em que o volume de lixo fosse diminuído. O acúmulo do lixo contamina o local onde ele está e, consequentemente, as pessoas que passam por ali.”


Além de doenças, o lixo aumenta a proliferação de insetos que também transmitem doenças como dengue e febre amarela. A professora Nara ressalta ainda: “A reciclagem do lixo protege o meio ambiente, e um ambiente saudável favorece a saúde de toda sua população.”
Daí a importância de separar o lixo e dar a ele a destinação certa. Além de ajudar os catadores, você estará ajudando sua própria saúde e a de seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário