quarta-feira, setembro 28

Profissão Catador e Coleta Seletiva Solidária – Como um auxilia o outro

Os projetos Coleta Seletiva Solidária e Profissão Catador desenvolvidos pela Unicruz acontecem em parceria, visto que os dois tratam do mesmo tema e tem objetivos semelhantes. Colaborar com a melhoria das condições de trabalho e da vida dos catadores é o que esses projetos pretendem.



Um projeto contribui para o bom funcionamento do outro. Enquanto o Profissão Catador auxilia os catadores no que diz respeito à sua organização de trabalho e estruturação das associações, a Coleta Seletiva Solidária conscientiza a comunidade acadêmica para separar o lixo produzido, que é enviado para as associações.


Os catadores que se beneficiam dos materiais recolhidos na Unicruz pertencem às associações que o projeto Profissão Catador ajuda.


Que saber mais sobre o projeto Profissão Catador?
Acesse o blog do projeto no site da Unicruz.

Sobre a Coleta Seletiva Solidária você pode tirar as dúvidas aqui no blog ou ainda entrar em contato com a gente. Nosso email: coletaseletiva@unicruz.edu.br

segunda-feira, setembro 26

Como o lixo reciclável da Unicruz chega até os catadores de Cruz Alta

Você sabe como o lixo reciclável da Unicruz chega até os catadores de Cruz Alta?

Na universidade todos são convidados a contribuir com a coleta seletiva. Funcionários, professores e alunos têm participação fundamental nesse projeto. Além do engajamento através da correta separação do lixo nos departamentos, há pessoas que tem seu trabalho ligado ao projeto e que acompanham de perto todo o processo, desde a seleção até a entrega dos materiais recicláveis nas associações de catadores de Cruz Alta.


O colaborador Mamangava é responsável por coletar o lixo dos locais de armazenamento na Unicruz e levar os materiais até os catadores. Conversando conosco, ele ressaltou como o projeto melhorou a universidade: “Esse projeto foi uma das melhores coisas que aconteceram na universidade.” Segundo ele, antes do projeto da coleta seletiva, o lixo não tinha uma destinação correta, ficava acumulado em pilhas, sujando o campus. Agora, o que antes era lixo passou a ajudar outras pessoas a sobreviver, e também embelezou a universidade.

O trabalho que Mamangava realiza, de transportar o lixo até as associações, é de extrema importância, visto que os catadores não teriam condições de buscar um grande volume de materiais no campus da universidade.
E assim, todos colaborando, podemos manter a universidade limpa e agradável para estudar e trabalhar com tranquilidade.
Participe você também da Coleta Seletiva Solidária.
Separe o lixo. Torne isso um hábito.

sexta-feira, setembro 23

Casas Recicladas

A reciclagem de materiais além de fazer bem ao meio ambiente, favorece a criatividade. Várias empresas e pessoas resolveram colocar o lixo em suas casas, literalmente. Olha essas iniciativas:

A empresa holandesa 2012 Architecten construiu essa casa somente com materiais como guarda-chuvas quebrados e restos de madeira, coisas que acharam em lixões perto da cidade.






Já o candidato a vereador carioca Luiz Bispo construiu uma casa flutuante  durante a sua campanha. Sua base e paredes são feitas com garrafas pet e restos de plástico em geral.








Viu só: o que para nós pode parecer lixo, para outras pessoas pode ser oportunidade, inclusive de moradia.

Aqui na UNICRUZ, quando você separa seu lixo, ajuda muitos catadores a viver melhor. Colabore!

quinta-feira, setembro 22

Interesse no projeto da Coleta

Há algumas semanas, os colaboradores e diretores de centros da Unicruz receberam emails da Coleta Seletiva Solidária com informações do projeto. Depois disso, os setores que já estavam engajados, passaram a colaborar ainda mais.

Adriana, psicóloga de Recursos Humanos da Unicruz, tem contato diário com os colaboradores e professores. Ela ressalta quanto o projeto desperta o interesse da comunidade acadêmica. “Eu mesma trago de casa os materiais que podem ser reciclados, para contribuir um pouco mais”, comenta.
É dessa forma que conseguimos uma universidade mais limpa e mais solidária também. Cada um fazendo sua parte e ajudando a construir um ambiente e uma sociedade melhores de se viver.

Para participar da coleta é fácil. Separe o lixo e descarte na lixeira certa.
Basta essa pequena atitude!

segunda-feira, setembro 19

Da universidade para casa


A coleta seletiva se expande por todos os lugares, dentro e fora da Unicruz. As telefonistas da universidade, Rosa de Oliveira e Juliane Pinheiro, capricham na colaboração com o projeto na Unicruz e também em suas casas. “Depois das oficinas de capacitação, aprendemos a separar bem o lixo e levei isso para minha casa”, comenta Rosa.
Com a conscientização dos funcionários de todos os setores da universidade, podemos fazer um trabalho cada vez melhor.
Você que é acadêmico, professor, funcionário ou colaborador da universidade nos ajude nessa proposta, separe o lixo que você produz e ajude a divulgar essa ideia.

quinta-feira, setembro 15

O que PODE ou NÃO ser reciclado

Uma dúvida muito comum, principalmente entre os acadêmicos, é sobre quais materiais podem ou não ser reciclados. Para esclarecer tal dúvida, há adesivos nas lixeiras identificando o que pode ser descartado ali.

No entanto, ainda persistem algumas dúvidas, principalmente em relação a plástico e metal, pois nem todos os tipos desses materiais podem ser reaproveitados.

Elaboramos uma lista para ajudar você a identificar o que pode ou não ser reciclado.

PLÁSTICO
Reciclável:

Copos
Garrafas
Sacos/Sacolas
Frascos de produtos
Tampas
Potes
Canos e Tubos de PVC
Embalagens Pet (Refrigerantes, Suco, Óleo, Vinagre, etc)



Não reciclável:
Tomadas
Cabos de Panelas
Adesivos
Espuma
Embalagens Metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos)


 
METAL
Reciclável:

Tampinhas de Garrafas
Latas
Enlatados
Panelas sem cabo
Ferragens
Arames
Chapas
Canos
Pregos




Não reciclável:
Clipes
Grampos
Esponja de Aço
Latas de Tinta
Latas de Verniz
Solventes Químicos
Inseticidas


PAPEL
Reciclável:
Jornais e Revistas
Listas Telefônicas
Papel Sulfite/Rascunho
Papel de Fax
Folhas de Caderno
Formulários de Computador
Caixas em Geral (ondulado)
Fotocópias
Envelopes
Cartazes Velhos


Não reciclável:
Etiquetas Adesivas
Papel Carbono
Papel Celofane
Fita Crepe
Papéis Sanitários
Papéis Metalizados
Papéis Parafinados
Papéis Plastificados
Guardanapos
Fotografias

Fique atento e contribua com a Coleta Seletiva!

quarta-feira, setembro 14

Colaboradores da Unicruz falam da importância da Coleta Seletiva

Quem trabalha na Unicruz reconhece o valor da coleta seletiva. Pâmela Canciani, que é assistente da Secretaria Acadêmica da universidade, destaca como a coleta seletiva incentiva a economia local: “O beneficio da criação de novos empregos é evidente em Cruz Alta”.

Além disso, os empregos criados são para aqueles que mais necessitam e estão dispostos a melhorar de vida; a população carente da cidade que depende da reciclagem do lixo para ganhar seu pão de cada dia.
Você, que também percebe como a coleta seletiva solidária melhora nossa sociedade, participe e contribua da melhor forma que puder!

segunda-feira, setembro 12

Sobre sustentabilidade e reciclagem

Você sabia?

• Que cada pessoa produz DIARIAMENTE 1,2 kg de lixo, em média?
• Que o Brasil produz cerca de 100 MIL TONELADAS de lixo por dia?
• Que o Brasil recicla MENOS DE 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%)?
• Que de tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico?

Imagina o quanto a atitude de separar o lixo para reciclagem ajudaria. Mas sempre é tempo de começar. Até porque é alarmante pensarmos em quanto o tempo o lixo leva para se decompor no meio ambiente:

Papel - 3 meses
Lata - 10 anos
Sacos Plásticos - 30 a 40 anos
Garrafa de plástico - mais de 100 anos
Latinha de cerveja - 200 anos
Vidro - mais de 4000 anos !!!!!!

No caso do papel, por exemplo, para se fazer uma tonelada são derrubados VINTE EUCALIPTOS, que demoram 7 anos para crescer.

Está na hora de cada vez mais pessoas tomarem a atitude e se unirem à essa causa.
Separe o lixo e incentive a reciclagem!!!

terça-feira, setembro 6

A realidade dos aterros

Reciclar o lixo faz parte de uma proposta para melhorar a vida de todos. Quando você não separa adequadamente, muitos materiais que poderiam ser reaproveitados acabam tomando o destino errado.
Materiais que não podem ser reciclados vãos para aterros sanitários, onde se decompõem naturalmente. Quando esses aterros são projetados da maneira adequada, eles causam menos problemas para a sociedade e a natureza. No entanto, no Brasil há grande número de aterros irregulares que prejudicam o meio ambiente, a saúde das pessoas que moram perto deles e, além disso, possuem um odor extremamente desagradável.
Segundo um levantamento do IBGE, 60% das 230 mil toneladas de resíduos domiciliares e comerciais recolhidas a cada dia no país são encaminhadas para esses lixões irregulares. Já 40% deste total chega aos aterros oficiais, muito embora, entre estes, somente 11% funcionam de forma adequada (Fonte: IBGE).
Daí mais uma importância de separar corretamente o lixo. Quanto menores os aterros sanitários, menos problemas para toda a sociedade. Isso só auxilia sua vida e a das pessoas que você gosta.
Faça sua parte!

segunda-feira, setembro 5

Cursos da Unicruz aderem à Coleta

A Coleta Seletiva se espalha por todos os lugares da Unicruz. Todos os cursos estão engajados e tentam fazer do projeto um sucesso.
Acadêmicas do curso de fisioterapia destacam que o projeto melhora muito a universidade e conscientiza os alunos: “Estamos dispostas a colaborar com o projeto para melhorar a universidade”.

Além de contribuir para o projeto, as alunas dão sugestões para torná-lo cada vez melhor: “Com os rótulos nas lixeiras, explicando qual material é reciclável, fica bem mais fácil.”
E assim, com o apoio de todos os cursos da universidade, a Coleta Seletiva Solidária se encaminha para seu objetivo maior: ajudar na geração de renda aos catadores e tornar a universidade mais saudável e bonita.


DESCARTE O LIXO CORRETAMENTE


Clique e salve

quinta-feira, setembro 1

DCE contribui com a Coleta Seletiva

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicruz também participa ativamente na Coleta Seletiva Solidária.Todos os alunos que frequentam o DCE têm a consciência de que separar o lixo é mais que uma alternativa, é uma forma de sustentabilidade diretamente ligada ao bem estar de todos.
Márcio Bucker, presidente do Diretório, diz que esse projeto é muito válido para a instituição. “Nós aqui do DCE, como todos da Unicruz, consideramos o projeto  de grande importância, tanto para melhorar a universidade, quanto para contribuir com o meio ambiente.”
É apenas uma questão de consciência: separar o lixo não é difícil e traz grandes benefícios para a vida de todos nós.
Reserve alguns minutos do seu dia e pesquise sobre a Coleta Seletiva, o projeto é amplamente divulgado na universidade e a participação de todos é muito importante.