terça-feira, abril 24

Separe o lixo corretamente e ajude o planeta!

Você sabia que a produção de lixo no Brasil varia de 0,3 a 1,1 quilos por dia por pessoa? E quanto maior o poder aquisitivo da população, maior a quantidade de lixo produzida.

Segundo o IBGE, a população brasileira gera 230 mil toneladas de lixo diariamente. Entretanto, se cada um fizer a sua parte, esses danos podem ser minimizados.
Para isso, fique ligado em algumas dicas para a separação correta do lixo na sua casa.

  • Lixo inorgânico: Se possível, enxague e separe em sacos diferentes as embalagens de plástico, longa vida, metal, vidro e papel. E se você conhecer alguém que utiliza este tipo de material como matéria-prima, aproveite e contribua com esta pessoa ou empresa.
  • Lixo químico e tóxico: Baterias, pilhas, lâmpadas, termômetros e outros materiais que contenham elementos químicos, devem ter destino especial. Existem pontos de coleta específicos, como postos de saúde, agências bancárias, escolas, supermercados e a Secretaria do Meio Ambiente, onde este tipo de lixo deve ser levado.
  • Lixo hospitalar: Seringas e curativos, em casa, não devem ser encaminhados para o lixo orgânico. O ideal é que sejam destinados aos postos de coleta em postos de saúde, farmácias ou outros pontos credenciados pelo município para a recolha deste tipo de lixo.
  • Pneus: Podem ser usados para fabricar solados de calçados, persianas e asfalto de borracha. Por isso, quando for trocar os pneus do seu carro, deixe os velhos na borracharia e certifique-se que lhes será dado o destino correto.
  • Óleo de cozinha: Não jogue o óleo usado pelo ralo, nem o enterre no quintal. O destino certo para este produto é ser armazenado em garrafas e depois ser levado ao ponto de coleta mais próximo.  Reciclado, o óleo pode virar sabão, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário