sexta-feira, maio 11

Curso aborda Meio ambiente e Sustentabilidade


Nesta sexta-feira, o XIV Seminário Internacional Educação no Mercosul chega ao fim.  Na temática interdisciplinar trazida pelo evento as questões ambientais tiveram destaque.

Um dos cursos oferecidos abordou a temática “O meio ambiente e a sustentabilidade na ótica midiática”, ministrado pela professora Veronice Mastella.

O tema proposto pela professora foi tratado por uma ótica diferente da que vemos por ai.

“Quando discutimos a respeito problemas de ambientais não estamos falando só em natureza, fauna, flora, desmatamento, lixo e poluição. Esta questão que perpassa todos os aspectos da nossa vida está diretamente ligada ao consumismo. Muitos dos problemas ambientais que enfrentamos são decorrentes de um modelo econômico e cultural baseado no consumismo.” Explica a professora.



A mídia como formadora de opinião tem um papel importante no debate e conscientização da população em todos os assuntos, em relação ao meio ambiente e sustentabilidade não é diferente.

“Entendo que o “grande nó” de nossa atualidade é elaborar um novo modelo que possibilite o desenvolvimento, o progresso sem que isso represente a destruição dos recursos naturais do planeta. Mas esse não pode ser pensado apenas um novo modelo econômico, mas como um novo modelo social e cultural, diria até um novo modelo civilizatório. E a mídia tem um papel fundamental. A mídia pode fazer a diferença, tanto para o bem quanto para o mal. Torço para que todos os segmentos da mídia percebam que podem – e devem- contribuir positivamente para que se alcance êxito nessa difícil empreitada.” Enfatiza Veronice.

A professora também disponibilizou alguns vídeos que tratam do assunto, entre eles está o “O verdadeiro sentido das coiss”, confira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário