segunda-feira, junho 25

Diminuindo o lixo doméstico

O que você faz com os resíduos domésticos, como restos de comida, papel de cozinha, saquinhos de chá,  as folhas do jardim, etc?

Uma boa alternativa é a compostagem. Feita em casa, ela pode reduzir até 50% de todo o lixo doméstico, diminuindo a quantidade de lixo recolhido.

A compostagem é um processo de reciclagem de matéria biodegradável (de cozinha, jardim, horta, etc) realizado através de microorganismos que transformam os resíduos num adubo rico em nutrientes, chamado composto.

O que pode ser compostado?
Restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá, galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de árvores, papel de cozinha, caixas para ovos e jornal, penas e cabelos, palhas secas e grama (somente em pequenas quantidades).
Veja dicas fundamentais para a compostagem:

 Escolha do local– sombra no verão e sol no inverno;
 Preparar o fundo– boa drenagem;
 Arejamento- revirar quando compactado;
 Humidade– Regar quando necessário.

Conheça as principais dificuldades encontradas durante o processo e as formas de resolvê-las.

Cheiro ruim:
Se a mistura não estiver cheirando bem, revolva-a bastante, pois provavelmente falta oxigênio para o processo de decomposição. É bom também levar em conta esse fator ao escolher o local de preparação do caixote, que deve ser posicionado em local um pouco distante da casa.

Cor esbranquiçada:
Se o composto começar a apresentar tonalidade branca ou acinzentada, pode haver fungos se desenvolvendo ou mesmo falta de água. Resolva o problema revolvendo bem a mistura e umedecendo-a.

Excesso de água:
A taxa de umidade ideal para o processo de compostagem gira em torno de 50% a 60%, portanto não encharque o caixote. Freie o umedecimento e evite adicionar materiais excessivamente úmidos. Também é importante não deixar o caixote exposto à chuva.


Fonte: Ministério de Minas e Energia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário