terça-feira, setembro 11

Aprenda a fazer compostagem em casa

O que você faz com os restos de comida produzidos em casa?  Você já pensou que é possível diminuir a quantidade de resíduos recolhidos pela coleta?

Ter uma composteira em casa é uma maneira prática de diminuir o lixo descartado e ainda ter um excelente adubo para plantas.
Mas é importante saber que fazer compostagem em casa não é só jogar o lixo orgânico de qualquer jeito e deixar que a natureza faça “o resto sozinha”.

Veja o passo a passo e mãos a obra.

Passo 1 – O recipiente
Você deve ter um recipiente para colocar o material orgânico. Pode ser um pote de sorvete, uma lata de tinta ou um balde. É importante fazer furos de diferentes tamanhos no fundo. É por eles que o chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição) vai passar.

Passo 2 – A composteira
Em baixo do recipiente no qual você vai colocar o material orgânico, deve haver outro que vai “recolher” o chorume. Ele não pode ficar em contato direto com a lata ou o pote, pois o chorume deve ter um espaço para escorrer. (A compostagem até pode ser feita em contato direto com o solo, mas neste caso o terreno deve ter boa drenagem e ser inclinado, para que o chorume não acumule em um local só).

Passo 3 – Hora de colocar o lixo
O segredo é sobrepor os tipos de resíduos orgânicos, ou seja, o processo é feito em camadas.

Comece com uma camada de material seco, depois coloque o material úmido. Depois coloque outra camada de material seco, umedeça-o um pouco e continue o processo. É importante que a última camada (a que vai ficar exposta) seja sempre seca, para evitar mau cheiro. Uma opção é colocar cal virgem por cima.

Passo 4– Espere, mas cuide
A primeira fase é de decomposição, quando a temperatura interna do material que está na composteira pode chegar a 70°C. Isso dura cerca de 15 dias, no caso da compostagem doméstica. Nesse período, o ideal é não mexer. Depois, mexer o material é super importante para fornecer oxigênio ao processo.

Outro detalhe essencial é: não tampe a composteira. O material orgânico não pode ficar abafado.  Ah, procure sempre manusear a sua composteira com luvas.

O que você pode usar:
- Resto de leite;
- Filtro de café usado;
- Borra de café;
- Cascas de frutas;
- Sobras de verduras e legumes;
- Iogurte;

O que você não pode usar:
- Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite;
- Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;
- Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro;
- Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos;
- Cinzas de cigarro e carvão;
- Gorduras animais (como restos de carnes);
- Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta.

(Fonte: Revista Super Interessante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário