quarta-feira, outubro 10

Você sabe como separar o lixo corretamente?

Muito é discutido sobre a forma correta de separar o lixo e a importância desse ato, aqui no blog mesmo, o assunto é bastante abordado. Mas apesar disso, nem sempre nos detemos aos detalhes e algumas coisas podem passar despercebidas.

Pilhas e baterias devem ser colocadas em um coletor específico, em pontos de coleta criados especialmente para esses materiais. Em Cruz Alta o Supermercado Nacional recebe descartes dessa natureza.


No caso do óleo de cozinha, usado para fabricar sabão, o ideal é colocá-lo em uma garrafa PET e entregar para empresas ou associações que utilizem-no. Em algumas cidades, como a nossa, o Departamento Municipal de Trânsito faz a coleta e encaminha ao lugar correto.

Para a separação correta de materiais como: papel, metal, vidro e plástico alguns cuidados são necessários. Preparamos alguns exemplos do que é, ou não, reciclável.

Papel
Reciclável- Jornais e revistas, folhas de caderno, fotocópias, envelopes, papel toalha, papelões e caixas em geral.
Não reciclável- Papéis sujos ou engordurados, papel higiênico, papeis parafinados (picolé), papéis plastificados, papel carbono e de fax.

Metal
Reciclável- Latas de alumínio, sucatas de automóveis e em geral.
Não reciclável- Clips, grampos, canos, espoja de aço.

Vidro
Reciclável- Garrafas em geral, copos, frascos (remédios, compotas, perfumes, etc).
Não reciclável- Espelhos, lâmpadas, porcelana, Cerâmica, vidro temperado (de carro).

Plásticos
Reciclável- Copo plástico, sacos plásticos, embalagem de material de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, vasilha plástica.
Não reciclável- Cabos, tomadas, fibra de vidro, acrílico.

Vale lembrar que os materiais devem ser limpos e sempre que possível reduzido de tamanho. No caso dos vidros, podem ser inteiros ou quebrados, mas se estiver quebrados devem ser enrolados em papel grosso (jornal ou craft) para evitar acidentes.

A Unicruz conta com a Coleta Seletiva Solidária desde 2009. Lixeiras azuis (reciclável) e laranjas (biodegradáveis) estão espalhadas por toda a extensão do campus, mas para que o processo reciclagem aconteça é necessário que todos joguem os lixos no lugar correto. Preste atenção na cor das lixeiras e ajude-nos nessa iniciativa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário