sábado, setembro 29

Tutorial de sacolas feitas de jornal

Olá Pessoal!

Uma maneira interessante para reaproveitar os jornais velhos que temos em casa, é fazer sacolas. Isso mesmo! Uma forma barata de ter lindas sacolas para fazer compras, ou até mesmo servir de embalagem para presente.

Veja o tutorial desenvolvido pela RECICLAGE (www.reciclage.org).



sexta-feira, setembro 28

Você sabe separar o lixo em casa?

     

          Separar o lixo é uma ação que deve ser constante em nossa vida. Não é uma atitude isolada ou que fazemos em um dia para não fazer no outro. O único modo de contribuirmos com o meio ambiente é tornar a separação uma rotina. Por isso, se informe e informe seus familiares e amigos sobre a maneira correta de fazer isso. O teu esforço, com certeza, fará muita diferença.

Olha as dicas que o Ministério do Meio Ambiente publicou em seu site, na reportagem "Como e por que separar o lixo?" http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo

segunda-feira, setembro 24

Dicas para ajudar o meio ambiente

2.Plante uma árvore.

Uma única árvore absorve 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. A sombra gerada pelas árvores também reduz os gastos com ar-condicionado de 10 a 15%.

terça-feira, setembro 18

Qual vai ser sua atitude no Dia Mundial Sem Carro?


No dia 22 de setembro, sábado, acontece o Dia Mundial Sem Carro. Neste dia são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no mundo todo.
O objetivo principal é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.
E você, o que vai fazer nessa data?
Que tal experimentar, pelo menos por um dia, formas alternativas de mobilidade?
Estima-se que 40% da poluição do ar seja causada pelos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis, como gás GNV e gasolina. 
Então use o sábado para pensar em uma forma de reduzir o uso do automóvel sem comprometer a andamento da sua rotina. O meio ambiente agradece!

sexta-feira, setembro 14

Dicas para ajudar o meio ambiente

1- Cuidado com o desperdício de água. 

Tente tomar banho rápido. Em um minuto, 20 litros de água são desperdiçados,  feche a torneira quando estiver ensaboando a louça, escovando os dentes ou fazendo a barba e economize até mil litros de água por mês; use balde em vez de mangueira para lavar o carro e jamais use água para varrer a calçada. 

quinta-feira, setembro 13

Estilo e sustabilidade: tudo a ver!

Olá Pessoal!

Quem nunca viu uma propaganda de roupas na televisão e quis sair correndo comprar? Às vezes adquirimos peças precipitadamente que usamos poucas vezes, quando não deixamos sem uso no fundo do roupeiro.

Uma alternativa para resolver esse problema, recuperar um pouco do dinheiro investido na compra e ainda agir com sustentabilidade, pois aumenta a vida útil das roupas, são as trocas ou até mesmo vendas.

Separe as peças que você não usa a mais de 6 meses, junte as amigas e aproveite.

Para quem quer ter ainda menos trabalho, uma opção são os brechós online. No Facebook esses grupos estão ganhando cada vez mais espaço, funcionam como uma loja virtual, quem participa pode postar fotos das peças com os preços e os interessados entram em contato. Além de fazer um ótimo negócio, pode fazer amizades.

Em Cruz Alta essa opção já existe e chama-se “Brechó das Cruzaltenses”, procure e confira.

terça-feira, setembro 11

Aprenda a fazer compostagem em casa

O que você faz com os restos de comida produzidos em casa?  Você já pensou que é possível diminuir a quantidade de resíduos recolhidos pela coleta?

Ter uma composteira em casa é uma maneira prática de diminuir o lixo descartado e ainda ter um excelente adubo para plantas.
Mas é importante saber que fazer compostagem em casa não é só jogar o lixo orgânico de qualquer jeito e deixar que a natureza faça “o resto sozinha”.

Veja o passo a passo e mãos a obra.

Passo 1 – O recipiente
Você deve ter um recipiente para colocar o material orgânico. Pode ser um pote de sorvete, uma lata de tinta ou um balde. É importante fazer furos de diferentes tamanhos no fundo. É por eles que o chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição) vai passar.

Passo 2 – A composteira
Em baixo do recipiente no qual você vai colocar o material orgânico, deve haver outro que vai “recolher” o chorume. Ele não pode ficar em contato direto com a lata ou o pote, pois o chorume deve ter um espaço para escorrer. (A compostagem até pode ser feita em contato direto com o solo, mas neste caso o terreno deve ter boa drenagem e ser inclinado, para que o chorume não acumule em um local só).

Passo 3 – Hora de colocar o lixo
O segredo é sobrepor os tipos de resíduos orgânicos, ou seja, o processo é feito em camadas.

Comece com uma camada de material seco, depois coloque o material úmido. Depois coloque outra camada de material seco, umedeça-o um pouco e continue o processo. É importante que a última camada (a que vai ficar exposta) seja sempre seca, para evitar mau cheiro. Uma opção é colocar cal virgem por cima.

Passo 4– Espere, mas cuide
A primeira fase é de decomposição, quando a temperatura interna do material que está na composteira pode chegar a 70°C. Isso dura cerca de 15 dias, no caso da compostagem doméstica. Nesse período, o ideal é não mexer. Depois, mexer o material é super importante para fornecer oxigênio ao processo.

Outro detalhe essencial é: não tampe a composteira. O material orgânico não pode ficar abafado.  Ah, procure sempre manusear a sua composteira com luvas.

O que você pode usar:
- Resto de leite;
- Filtro de café usado;
- Borra de café;
- Cascas de frutas;
- Sobras de verduras e legumes;
- Iogurte;

O que você não pode usar:
- Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite;
- Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;
- Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro;
- Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos;
- Cinzas de cigarro e carvão;
- Gorduras animais (como restos de carnes);
- Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta.

(Fonte: Revista Super Interessante)

quarta-feira, setembro 5

Programa Atitude Sustentável sobre exemplos sustentáveis na Unicruz

Assista o programa Atitude Sustentável, produzido pelo curso de Jornalismo da Universidade de Cruz Alta.
Você também pode conferir cada edição na programação da UnicruzTV, no canal 15 da Net.

Assista:


segunda-feira, setembro 3

Deixe seu Recado

Olá Pessoal!!

Existe um espaço, logo abaixo de cada postagem, onde todos podem deixar comentários, sugestões e até mesmo tirar as dúvidas a respeito do Coleta Seletiva Solidária da Universidade de Cruz Alta.

Sua participação é muito importante.